FAQ

Neste espaço respondemos a algumas das Questões mais frequentes.

Se, mesmo assim, não ficar esclarecido, entre em contacto connosco. Teremos todo o gosto em ajudá-lo em tudo o que estiver ao nosso alcance!

perguntas feitas frequentemente

Abaixo está a lista de pessoas que pode conhecer no hospital. São todos profissionais qualificados e trabalham em equipa para cuidarem das vossas crianças.

Um pediatra é um médico que trata especificamente de bebés e crianças.

Um cirurgião é um médico que efectua as operações a que a sua criança tem que ser sujeita.

A sua criança vai ser acompanhada pelas equipas de ambos.

O hospital onde o seu filho está a ser tratado pode ser um hospital universitário e é habitual existirem estudantes de medicina. Os alunos precisam de aprender e é muito útil para os estudantes falarem com os pais e perguntarem -lhes se podem observar os seus filhos. Tem o direito de dizer aos alunos que não quer que os seus filhos sejam sujeitos a esses exames.
Poderá também conhecer alunos de enfermagem e em alguns casos vai descobrir que um enfermeiro específico está adstrito à sua criança ou bebé durante cada turno de enfermagem.

Outras pessoas que poderá conhecer ou ouvir falar:

O pediatra/cirurgião que está a tratar do seu bebé/criança pode mencionar-lhe outros especialistas no hospital.

Enfermeira – É uma pessoa habilitada a tratar da sua criança, sob a orientação dos médicos. Entre outras coisas, administra os medicamentos e vigia a sua criança. Integra a equipa que vai tratar a sua criança.

Assistente Social – É alguém que dá suporte psicossocial à família e conselhos gerais.

Dietista – É a pessoa que aconselha a nível de nutrição e alimentação.

Fisioterapeuta – É uma pessoa que faz tratamentos físicos nos doentes.

Psicólogo – É alguém perito em ajudar crianças e famílias que se encontram em stress emocional e comportamental, para lidarem com a doença. Ajuda a sua criança a perceber e aceitar a sua doença e os vários procedimentos que podem ser necessários no tratamento. É alguém que cuida do desenvolvimento das crianças a das suas dificuldades de aprendizagem, e que pode aconselhar estratégias para melhorar a capacidade da criança colaborar em casa e na escola.

Educadoras – São parte integrante e fixa da equipa que cuida da sua criança. Realizam actividades lúdicas com as crianças, mantendo-as distraídas do motivo pelo qual permanecem internadas no hospital.

Professores – No hospital as crianças contam com a colaboração de professores primários que pertencem ao agrupamento escolar da Direcção Regional de Educação. Têm ainda a colaboração de professores a partir do 2º Ciclo que ajudam as crianças e jovens internados a continuar a sua educação quando possível.

Farmacêutico – Pessoa que pode aconselhar as famílias, a par dos médicos, no que respeita a medicamentos para serem usados no hospital e em casa.

Capela / Líder Religioso – Alguns hospitais, especialmente os maiores, têm capela ou um líder religioso para diversas religiões. Tente entrar em contacto com eles.

Pode eventualmente conhecer outras pessoas no hospital e não tenha medo de lhes perguntar o que fazem e quem são.