Gostava de conhecer outras famílias com o mesmo problema. Devo fazê-lo? Será que isso ajuda?

Este folheto é escrito para pais de crianças com problemas hepáticos e que pretendem entrar em contacto com outra família usando o serviço de apoio da Hepaturix.

Este folheto explica o processo da Hepaturix de colocar as famílias em contacto umas com as outras e explica as responsabilidades de o fazer.

Qual é o papel da Hepaturix enquanto equipa de suporte?

O seu papel é dar apoio às famílias (incluindo pais) e jovens (incluindo irmãos dos doentes hepáticos) e oferecer um ouvido para ouvir. Pode ser que você queira falar com alguém que realmente compreende o que está a sentir. Podem contactar por telefone, por e-mail ou pessoalmente no hospital.
O contacto com outra família pode ser uma grande ajuda quando uma troca ou partilha de experiências diminui o iso- lamento sentido pelas famílias. Contudo, pode trazer fardos e responsabilidades inesperados.

Se você está a pensar pedir à Hepaturix para o pôr em contacto com outra família deve responder (para si) às seguintes questões:

1.O que é que eu pretendo deste contacto?

2.Que tipo de família estou a procurar:
a.Uma em que a criança está na mesma fase da doença?
b.Uma em que a criança está num estádio mais avançado da doença?
c. Uma em que um dos pais foi dador?

3.Como me vou sentir se:
a.A outra criança ficar muito doente?
b.A minha criança ficar muito doente?
c.Eu não gostar do que vou ouvir?

4.O meu parceiro também quer este contacto?

5.Eu vou conhecer uma família, não treinada em fornecer apoio. É isto que eu quero? Eles também aguentarão bem?

6.Como me vou sentir se a outra família me sobrecarregar? Estou preparado/a para isto?

Se você considerou com cuidado tudo acima mencionado e ainda sente que o contacto é o que você quer, então a Hepaturix poderá ajudá-lo, mas não irá acontecer do dia para a noite. A associação não pode garantir que haja um contacto para si. Tem que se certificar que a família a contactar é indicada às suas necessidades e também que eles ficam contentes por entrar em contacto com outra família. A Hepaturix não está a tentar dissuadi-lo, está apenas a cuidar da sua responsabilidade de não juntar mais stress a alguma situação sua, e fazer o mesmo à outra família.